Netuno: Aspectos de Semi-Sextil, Sextil, Quadrado, Trígono, Quincúncio e Oposição




SEU LIVRO DE VIDA

Quase tudo o que você quer saber
 sobre Astrologia da Alma e do Auto-Conhecimento
Em 22 Capítulos/Volumes
© 2008 Janine Milward


Capítulo  16

Netuno, 
A Transcendência,
Plutão,
A Metamorfose e a Regeneração,
e seus Ciclos


Os Aspectos de Semi-Sextil, Sextil, Quadrado, 
Trígono, Quincúncio e Oposição
de Netuno

Janine Milward



Em se tratando de Netuno, a Transcendência, tanto os Aspectos mais harmoniosos quanto os Aspectos menos harmoniosos concorrem para que nossa perda e a dissolvição de questões concretizadas em nossa vida venham a ocorrer.  Apenas que a Alma terá então que bem compreender o porquê dessas perdas, o porquê dessas dissolvições - dizem que há males que vêm para bem; dizem que Deus abre uma janela ao nos fechar uma porta.  Netuno é o Planeta do Wei Wu Wei, ou seja, a Ação dentro da Não-Ação, e a Alma bem sabe disso e sua função é ensinar ao Ego para também saber sobre o tempo correto de agir e o tempo correto de deixar o tempo agir ou dizer-nos sobre nossa ação correta - ou inação.  Ao deixarmos que nossa Alma nos conduza através de nosso Ego, certamente estaremos sempre agindo nossa ação correta e no momento certo e dentro das questões mais acertadas para o cumprimento de nossas verdadeiras missões, em nossa vida. 

Se nos apegarmos ao escapismo e à nebulosidade dos desejos e da compreensão da vida, certamente estaremos colhendo frutos de ilusões e de desilusões, de enganos e de desenganos, de perdas e mais perdas entulhadas e pesarosas através os Aspectos netunianos.

Se nos apegarmos à elevação do nosso espírito e de nossa alma, se nos apegarmos à nossa transcendência, se nos apegarmos à espiritualidade e à arte..., certamente estaremos colhendo frutos da verdadeira conquista das ilusões e das desilusões, dos enganos e dos desenganos, do escapismo e da nebulosidade dos desejos e das compreensões da vida; estaremos transmutando as perdas em ganhos; estaremos realizando verdadeiramente nosso Wei Wu Wei, a ação dentro da não-ação e nos deixaremos guiar pelo desejo de nossa Alma fusionado ao desejo do nosso Ego.

De uma forma geral, temos nosso Aspecto de Semi-Sextil netuniano nos acontecendo por volta de nossos doze/treze/quatorze/quinze anos de idade.  Aliás, o baile de quinze anos da moça vestida com seu melhor vestido é realmente uma bela comemoração para esse seu momento de vida!

Nosso Aspecto de Semi-Quadratura netuniana nos acontece, de forma geral, ao final de nossa década dos anos dez e na entrada de nossa década dos anos vinte.  Ou seja, ao final real de nossa infância e de nossa adolescência e dos anos primaveris de nossa vida e ao começo do nosso cultivar dos nossos anos de verão.  Esse é o momento que eu bem defino como a Ponte entre o Primeiro Ato de Vida e o Segundo Ato de Vida - esse último tendo seu real começo a partir do Retorno da Lua Progredida, aos nossos 27 anos, e ao Primeiro Retorno de Saturno, aos nossos 29 anos de idade.

Sair do tempo da primavera e adentrar o tempo do verão não exatamente nos parece que seria um tempo difícil, não é mesmo?  Mas é; e por isso mesmo, a Semi-Quadratura netuniana já começa a nos lembrar que a palavra ‘adeus’ existe: adeus a muitas de nossas ilusões e a muitos dos nossos sonhos e a muitos dos nossos suspiros tão profundamente suspirados...  Nesse momento, me passou pela mente o fato de que os Contos de Fada normalmente terminam nesse momento em seu The End: ... Então, casaram-se e foram felizes para sempre...  A meu ver, o Aspecto de Semi-quadratura vem nos dizer, em termos netunianos, que esse final pode acontecer, sim, porém somente, quem sabe, nos contos de fadas.  .... 

A verdade é que o tempo entre a Semi-Quadratura, ao começo de nossos anos vinte, e o Sextil, ao final dos nossos anos vinte, é um tempo de adeus à infância e à adolescência e de saudação do começo da maturidade de vida: as escolhas afetivas e amorosas e casadoiras possivelmente nos acontecem;  as escolhas profissionais nos acontecem e nos são inteiramente impostas familiarmente e socialmente e economicamente; o casamento e a fundamentação das raízes da nova família e do lar e da micro-empresa familiar nos acontecem; os filhos também nos acontecem.

Nosso Aspecto de Sextil netuniano nos acontece por volta do miolo dos nossos anos vinte até quase alcançar os anos trinta, acontecendo quase que conjuntamente com o Retorno da Lua Progredida e o Primeiro Retorno de Saturno.  Certamente, nesse momento, nosso amadurecimento nos é apresentado de forma bem mais evidente através a ratificação do nosso Segundo Ato de Vida.

De um forma geral, sabemos que o Retorno da Lua Progredida e o Primeiro Retorno de Saturno são tempos de alforria nossa em termos dos resgates de nossa Alma em relação aos Karmas e Samskaras mais fundamentais e possivelmente familiares que trouxemos nos Vagões do nosso Trem da Vida, para essa vida.  A partir de agora, estamos mais amadurecidos familiarmente e estamos mais prontos para enfrentarmos nossas vivências de resgates de nossos Karmas e Samskaras sociais, como um todo; estamos prontos para vivenciarmos um grande ciclo de vida - que acontece entre o Primeiro e o Segundo Atos de Vida - aliando nossa maturidade sendo cada vez mais conquistada com ainda uma imensa dose de juventude ainda por nós mantida, sem dúvida alguma.

Porém, em se tratando de Netuno, alguns dos sonhos nutridos ao longo do nosso Primeiro Ato de Vida e quem sabe, ainda no tempo da Ponte entre os Primeiro e Segundo Atos de Vida, alguns desses sonhos começam a se desvanecer, a se dissolver, a serem esquecidos, a permanecerem apenas enquanto sonhos e não se tornarem realidade.   É, certamente, um tempo de conquista das ilusões.

Por outro lado, o Sextil é sempre um Aspecto bem harmonioso e por esta mesma razão, Netuno poderá nos brindar com a conquista das ilusões, sim, e com o desvanecimento de muitos de nossos sonhos sim, porém nos trazendo uma realidade de vida maior à nossa compreensão de forma que possamos tecer outros sonhos - já agora mais amadurecidos em sabermos poder distinguir entre os sonhos vãos, digamos assim, e os verdadeiros sonhos que nossa Alma nos trouxe para serem realizados em nossa vida!  E mais: o Sextil nos ajuda também a podermos aliar de forma mais amadurecida e dentro dos reais sonhos que são sonhados por nossa Alma, com os sonhos do nosso Ego - que também deixou desvanecerem os sonhos vãos.

Nosso Aspecto de Quadrado netuniano nos acontece por volta do começo ou do miolo dos nossos anos quarenta, reforçando intensamente o Quadrado de Plutão e, fundamentalmente, o tempo de Revirão da Vida, a Oposição de Urano em trânsito ao Urano natal. 

Esse é o tempo de potencial de maior expansão de nossa consciência de forma que possamos vivenciar a Ponte entre o Segundo e Terceiro Atos de nossa Vida em sentido de nos aprontar para o cumprimento de nossas missões de vida, fundamentalmente a partir do nosso Segundo Retorno de Saturno ou a entrada de nosso Terceiro Ato de Vida.

Sendo Urano o Planeta do Despertar da Consciência mais Elevada e mais Ampliada, certamente a contribuição de Netuno, nesse momento de atuação de seu Aspecto de Quadrado, é realmente ímpar em poder conduzir a Alma a bem fusionar com o Ego em seus sonhos reais e possíveis de serem realizados e que podem ser vistos através a leitura mais transcendente do nosso Risco do Bordado, através a astrologia da alma e do auto-conhecimento.

O Quadrado netuniano vem nos apresentar tudo aquilo que é passado e tudo aquilo que é presente e que poderá vir a ser tecido como futuro.  A questão é: dentro de qual sintonia a pessoa estará se ajustando para efetuar essa compreensão de sua vida e de sua atuação dentro do seu Trem da Vida - agora tão movimentado em suas energias de Vagões e de Locomotiva após a Oposição de Urano e quando dos Quadrados de Netuno e de Plutão?

Mais acima, viemos comentando, ao falarmos sobre o Aspecto do Sextil, acerca dos sonhos vãos e dos sonhos verdadeiros que podem ser  trabalhados para se tornarem realidade.  É bem dentro do tempo do Aspecto do Quadrado, a meu ver, que estaremos prontos para discernirmos de maneira mais transparente sobre nossa real  meta de vida - nos fusionarmos ao Tao da Criação, isso é certo - e como e quando e onde poderemos começar a encetar o cumprimento de nossa busca de realização de nossa real meta de vida.

Nosso Aspecto de Trígono netuniano nos acontece por volta do miolo em diante de nossos anos cinqüenta, já bem nos preparando para as perdas necessárias e para as renovações da vida em sentido bem harmonioso ao desejo da Alma aliado ao desejo do Ego - tudo isso também nos preparando para nosso Segundo Retorno de Saturno e nossa entrada no Terceiro Ato de Vida.

É preciso que compreendamos que o Aspecto de Trígono é sempre bem sutil... por vezes, tão sutil que mal o percebemos.  E como também o arquétipo netuniano é de imensa sutileza..., é bom que saibamos que o tempo do Trígono de Netuno é sempre um momento soberbo para podermos bem melhor apreciar a arte e o espírito que permeiam a vida e que elejamos nossa adesão a pelo menos uma dessas duas questões!  O andamento de nosso tempo de vida deveria, a meu ver, contribuir para que sejamos menos pragmáticos e objetivos, apenas, e que nos tornemos mais subjetivos, mais metafísicos, mais enleados e voltados para o cultivo da transcendência da vida e de nosso própria transcendência.

Nosso Aspecto de Sesqui-Quadratura netuniana nos acontece por volta do começo dos nossos anos sessenta, em nossos primeiros passos em relação ao Segundo Retorno de Saturno e em relação ao Quinto Retorno de Júpiter.  Eu penso que esse tempo seja de re-ajuste e de re-alinhamento da Alma junto ao Ego - em termos de bem direcionarem juntos o cumprimento de suas missões de vida a ainda serem atuadas -  e da fusão da Alma/Ego junto ao corpo físico - que começa a mostrar um certo desgaste.

Nosso Aspecto de Quincúncio netuniano - ainda antes da Oposição - nos acontece por volta dos nossos anos setenta, já inteiramente inseridos dentro de nosso Terceiro Ato de Vida, realmente.  O Quincúncio é sempre um Aspecto bem desafiador: estamos diante de nosso amadurecimento pleno - será um tempo de avaliação de tudo aquilo que já viemos fazendo em nossa vida e de tudo aquilo que ainda nos resta a fazer.  Eu penso que, já desde o nosso tempo de Sesqui-Quadratura, na entrada de nossos anos sessenta, começamos a nos confrontar de forma mais direta com as questões pertinentes à morte - seja em relação à perda de amigos e de parentes como também em relação à nossa própria morte, em sua proximidade.  Sendo assim, é importante que já tenhamos conquistado uma base estruturada de nosso trabalho espiritual e de nossa fé.  E se ainda isso não aconteceu, é bom que passemos a pensar nesse assunto.

Nosso Aspecto de Oposição netuniana nos acontece durante os primeiros anos de nossa oitava década de vida, tempo realmente importantíssimo pois estaremos diante de nosso Retorno de Urano - a revelação do desejo de encarnação, nessa vida -, acompanhado do Sétimo Retorno de Júpiter e já antecipando o Terceiro Retorno de Saturno.  Se por acaso Plutão também estiver realizando nessa década o seu Aspecto de Oposição, certamente a Alma terá todas as chances de bem concluir sua encarnação de aqui-e-agora e de já tecer seus caminhos vindouros para suas vidas sucessivas posteriores.

Eu penso que a Oposição netuniana deve nos trazer duas sensações um tanto diferenciadas uma da outra e ao mesmo tempo, entrelaçadas uma na outra: de uma forma geral, nosso corpo físico já vem demonstrando seu desgaste ao longo dos anos, a máquina, possivelmente, já não vem funcionando tão bem quanto gostaríamos....  Mas..., caso já tenhamos conquistado uma boa base de elaboração de nosso trabalho espiritual, é certo que nossos corpos etérico e espiritual estarão mais e mais consistentes, fortes, vigorosos! 

O desafio instaurado pela Oposição netuniana, se dá, a meu ver, no sentido de podermos aprender a fusionar mais e mais nosso corpo físico aos nossos corpos etérico e espiritual - sempre a prática da Yoga nos ajuda nessa tarefa e também a alimentação simples, sem ingestão de carnes, e a boa manutenção da mente sã para produzir um corpo são.

Eu vejo a Oposição netuniana como nosso grande momento de verdadeira conquista das ilusões, Maya: a vida de aqui-e-agora não é mais do que um pequeno grão de areia numa imensa praia de nossas vivências sucessivas, ao longo da longa vida de nosso universo, sem dúvida alguma.

Exemplo de Ciclo netuniano - em meu caso pessoal, com meu nascimento no inverno de 1950, com Netuno em Libra e exatamente na linha do Descendente:

O Semi-Sextil aconteceu aos 12/13 anos de idade, com Netuno adentrando minha Casa Oito escorpiônica - e foi um período muito bom em minha vida, me levando ao ballet e ao teatro e  a começar a me interessar por desenho e pintura.

Quando aconteceu o Aspecto de Semi-Quadratura, em 1969/70, aos meus 19/20 anos de idade, eu deixei minha terra natal, Nova Friburgo, e fui morar e estudar e trabalhar no Rio de Janeiro.  Esse tempo antecedeu a perda do meu pai, em 1971.

O Sextil aconteceu em 1976/7, por volta de meus 26/27 anos de idade, com Netuno adentrando minha Casa Nove sagitariana - eu tinha retornado à Friburgo e lá continuava a trabalhar e ao mesmo tempo fazer ballet e mais e mais me dedicar ao desenho e à pintura e ao artesanato.  Logo depois, fui morar em São Paulo e não mais voltei a morar em Friburgo.

O Quadrado aconteceu no ano de 1991, com Netuno assumindo seu posto em meu Meio do Céu - eu já estava trabalhando no consultório e nas aulas de astrologia e ampliando meus conhecimentos sobre astronomia e sobre espiritualidade.  Foi nesse ano de 1991 que eu me confrontei com a morte da minha mãe e a finalização total de minha casa natal.

O Trígono aconteceu no ano de 2004, aos meus 54 anos, com Netuno adentrando minha Casa Onze aquariana e me trazendo algumas perdas de amigos e outros ganhos de novos amigos.

A Sesqui-Quadratura acontecerá no ano de 2011, aos meus 61 anos, com Netuno fazendo a transição entre o final de Aquário e o começo dos Peixes - ainda dentro de minha Casa Onze; com Urano fazendo a transição entre o final dos Peixes e o começo de Áries e com Plutão já bem andando em Capricórnio, já tendo feito suas Oposições com meu Mercúrio e com meu Urano natais e já intencionando em fazer sua Oposição com meu Sol natal!

O Quincúncio acontecerá no ano de 2118, aos meus 68 anos, com Netuno adentrando minha Casa Doze pisciana e fazendo Oposição ao meu Saturno virginiano de entrada de Casa Seis.

A Oposição acontecerá nos anos de 2031/32, aos meus 82 anos de idade,  com Netuno não somente fazendo essa Oposição consigo mesmo como também adentrando meu Ascendente ariano!



Com um abraço estrelado,
Janine Milward

O homem se orienta pela terra
A terra se orienta pelo céu
O céu se orienta pelo Tao
E o Tao se orienta por sua própria natureza

Lao Tse


Você  nunca está só ou abandonado...
A força que guia as estrelas
guia você também


Srii Srii Anandamurti