Andamentos de Netuno e de Plutão




SEU LIVRO DE VIDA

Quase tudo o que você quer saber
 sobre Astrologia da Alma e do Auto-Conhecimento
Em 22 Capítulos/Volumes
© 2008 Janine Milward


Capítulo  16

Netuno, 
A Transcendência,
Plutão,
A Metamorfose e a Regeneração,
e seus Ciclos

Os Ciclos
de Netuno, a Transcendência,

 e de Plutão, a Metamorfose e a Regeneração

Segunda Parte


Andamentos de Netuno e de Plutão

Do começo do Século Vinte,
passando pelo Século Vinte e Um,
 - inaugurando o verdadeiro começo da Era de Aquário, no miolo do Século Vinte e Um -,
até o começo do Século Vinte e Dois!


Janine Milward


Na década anterior ao começo do Século passado, Netuno e Plutão encontraram-se dentro do signo de Gêmeos - arquétipo do Conhecimento e do uso da mente sendo atuado pelos arquétipos da Transcendência e da Metamorfose e Regeneração.  Freudiana que sou, não posso deixar de mencionar o fato de que Sigmund Freud começou a aparecer para o mundo do conhecimento dos segredos da Psiquê humana nessa época!

Quando o Século Vinte começou, Netuno estava se despedindo do signo de Gêmeos enquanto Plutão ainda ali passeava, buscando conversar com Castor e Pollux e deles extrair os conhecimentos que estariam sendo revelados ao mundo, ao longo daquele Século.  Aliás, uma das obras máximas de Freud, Os Sonhos, foi publicado em 1906.  Se bem conheço seu mapa astral natal, Plutão estava visitando a conjunção Lua/Saturno em Gêmeos e em Casa Doze, do pai da psicanálise.

Netuno adentrou o signo de Câncer no começo do Século Vinte e dali saiu para o signo de Leão em 1914 - quando teve início a Primeira Grande Guerra Mundial.

Plutão adentrou o signo de Câncer em 1913, antecedendo um tantinho o começo dessa guerra que trouxe um novo desenho de fronteiras e de ações dentro da economia e da política do Planeta.

Em 1929, Netuno saiu do Leão e adentrou o signo de Virgem.  Esse foi um tempo realmente difícil na economia planetária, com a famosa queda da bolsa de Nova Yorque que trouxe miséria a uma grande parte da Terra.  Aliás, Plutão ainda em Câncer veio tocar o sol canceriano dos Estados Unidos - trazendo transformações imensas.  Netuno e Plutão concorreram, então, para as perdas e para as necessárias transformações das situações.

Esse tempo também foi traduzido pelas inquietações econômicas e políticas de vários países - questões acontecidas no intervalo entre as duas grandes guerras mundiais que marcaram o Século Vinte.

Plutão esteve em Câncer por 25 anos e adentrou o signo de Leão de 1937 a 1938 - já prenunciando, assim, o prólogo da Segunda Grande Guerra Mundial, que começou realmente em 1939.  Aqui também poderemos incluir o arquétipo de Ísis, a guardiã dos segredos não-revelados - a meu ver, um planetóide transplutoniano ainda a ser descoberto.  Ísis estará saindo do signo de Câncer (e foi dentro desse signo que estava quando o Século Vinte teve seu início) e adentrará o signo do Leão em 1936 e somente dali sairá em 2012.

O ano de 1943 marcou a entrada de Netuno em Libra, chamando para a necessidade de trazer uma finalização à Segunda Guerra Mundial.  Netuno saiu de Libra e adentrou o signo do Escorpião no ano de 1957, já antecipando a chamada Guerra Fria entre Estados Unidos e Rússia. Também o ano de 1957 marcou a entrada de Plutão em Virgem (tendo passado cerca de 20 anos em Leão). 

Novamente, Netuno e Plutão marcaram seus andamentos em Escorpião e em Virgem durante praticamente o mesmo tempo pois que adentraram os signos seguintes no ano de 1971!  Assim, Netuno adentrou o expansivo signo do Sagitário e Plutão adentrou o signo de Libra (tendo passado 14 anos em Virgem). 

Os anos de 1984 e 1985 marcaram as saídas de Netuno em Sagitário e sua entrada em Capricórnio; e a saída de Plutão em Libra e sua entrada em Escorpião, signo onde impera, certamente (tendo passado cerca de 13 anos em Libra). 

E ao final da década dos anos oitenta e começo da década dos anos noventa, poderemos ver que Plutão esteve realizando seu momento de maior proximidade do Sol, dentro do seu movimento de translação de 248 anos!  Ao realizar seu ponto de perihélio em relação ao Sol - maior proximidade ao Sol -, também Plutão realizava seu passeio adentrando nosso Sistema Solar de tal forma que passou os limites das fronteiras da órbita de Netuno, deixando este no posicionamento de décimo Planeta!  E ao final dos anos oitenta, Netuno e Urano e Saturno encontraram-se dentro do signo de Capricórnio e marcaram o Planeta com várias questões consideradas já sólidas e concretizadas mas que, na verdade, ruíram, tombaram como se fossem as cartas que formaram um castelo de cartas - o Muro de Berlim foi uma das expressões maiores daquele momento tão revolucionador dos caminhos do Planeta Terra daquela hora em diante!

E também poderemos observar que, mais ou menos por volta do miolo da década de cinqüenta do Século Vinte até o miolo da década de Vinte do Século Vinte e Um, Netuno e Plutão estarão caminhando com passos bastante similares - em termo de tempo - ao longo dos signos que vão transitando.  Isso se deve ao fato de que a órbita de Plutão em torno ao sol é tão longa - 248 anos - que quando esse Planeta se encontra em seu tempo de andamento próximo ao perihélio, ele realmente parece caminhar mais rapidamente e por isso mesmo, assemelhando-se ao passo de Netuno (que também não é um passo rápido pois realiza sua órbita em torno ao sol ao longo de 164 anos!).

Em 1996, Plutão saiu do Escorpião e adentrou o signo de Sagitário (tendo passado cerca de doze anos em Escorpião).  Netuno saiu do Capricórnio no ano de 1998/9, adentrando o signo do Aquário - onde também Urano se encontrava.

Em 2008/9, Plutão estará adentrando o signo de Capricórnio (tendo passado cerca de 13 anos em Sagitário) enquanto Netuno estará adentrando seu signo natal, Peixes, nos anos de 2011/12 - quando Urano estará adentrando o signo de Áries.  Sabemos que nosso Planeta Terra estará possivelmente passando por várias circunstâncias que marcarão conclusões e definições e gestações dos novos começos e reais novos começos em sua existência sendo concretizada de forma metamorfoseada e regenerada - através os arquétipos de Netuno em Peixes, de Urano em Áries e de Plutão em Capricórnio.  E certamente, devo considerar o planetóide (ainda não-descoberto no momento em que escrevo este texto) que eu denomino de Ísis, a guardiã dos segredos ainda não-revelados.  Ísis estará saindo de sua longa trajetória desde 1936 dentro do signo do Leão e estará adentrando o signo de Virgem - nos apresentando uma maior purificação planetária, realmente, a meu ver.

2023/24/25 serão anos que marcarão as saídas de Plutão do Capricórnio (tendo passado cerca de 15 anos em Capricórnio) e sua entrada em Aquário e de Netuno dos Peixes e sua entrada em Áries - enquanto Urano já teria visitado os signos de Áries e estará finalizando sua passagem pelo signo de Touro e adentrará o signo de Gêmeos. 

Em outros textos, eu já venho comentando extensivamente acerca desses eventos tão importantes a serem atuados pelos Planetas Transpessoais. Eu penso que, já desde a entrada de Plutão em Capricórnio, já introduzindo os tempos de entrada de Netuno em Peixes e de Urano em Áries, estaremos vivenciando questões planetárias voltadas para nossa introdução de ampliação de consciência para vivenciarmos aquilo que eu denomino de Hall de Entrada da Era de Aquário - que deverá ter sua realização plena a partir da metade do Século Vinte e dois, dentro do ponto de vista astronômico.

No entanto, eu penso que será apenas no miolo da década dos anos Vinte desse Século Vinte e Um que ora vivemos, quando Plutão estiver adentrando o signo de Aquário e Netuno, o signo de Áries, e Urano já terá vivenciando alguns novos começos revolucionados em Áries e em Touro e doravante, em Gêmeos, é que poderemos realmente alcançarmos uma consciência mais plena acerca do que deverá ser, na realidade, a Era de Aquário, dentro de uma real ação de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.  Hoje em dia, ainda estamos longe dessa real ação aquariana, sem dúvida alguma, e sendo assim, o Planeta deverá nos mostrar seus caminhos para que a Era de Aquário seja verdadeiramente aquariana, ou seja, de igualdade de qualidade de vida para todos... - mesmo que essa qualidade de vida não seja de plena riqueza material mas que, pelo menos, não existam pessoais esfaimadas ou seres esfaimados, na Terra!

O ano de 2038, estará marcando a entrada de Netuno em Touro. E Plutão estará adentrando o signo de Peixes no ano de 2044 (tendo passado cerca de 20 anos em Aquário).   2051 apontará para a entrada de Netuno em Gêmeos. 

Netuno estará saindo dos Gêmeos e adentrando o signo de Câncer em 2065, antecedendo um tantinho conclusões e novos começos na Terra pois que Plutão estará adentrando o signo de Áries em 2067 (tendo passado 21 anos em Peixes) - possivelmente marcando novos caminhos, metamorfoseados e regenerados, para nosso Planeta.  Eu penso que, naquele momento mais à frente em nosso futuro, é muito possível que os povos da Terra estejam sofrendo suas vivências em um Planeta bastante degradado e saturado... e estarão já envolvidos em possível evasão planetária, para colonizar outros pontos adequados de recepção de vida, dentro do nosso Sistema Solar...  quem viver, verá.

Em 2079, Netuno estará adentrando o signo do Leão.

Em 2093, Netuno adentrará o signo de Virgem. Em 2095, Plutão estará adentrando o signo de Touro (tendo passado cerca de 23 anos em Áries).  Nessa última década do Século Vinte e Um, Urano terá realizado mais uma órbita de 84 anos em torno ao sol e estará transitando pelos graus finalizantes do signo de Peixes e estará adentrando o signo de Áries.  Podemos pensar, então, que possivelmente nosso Planeta Terra estará passando por uma espécie de enraizamento de si mesmo, em novos caminhos de sua evolução como organismo vivo que é.

Em 2106, Ísis, a guardiã dos segredos não-revelados (que, espero, já tenha sido descoberta e que tenha saído do inconsciente para assumir sua posição dentro do nosso consciente e assim podendo ser agido por nós), sairá de Virgem e adentrará o signo de Libra.  Como podemos ver, Ísis transitou por Virgem por quase um Século.

Em 2107, Netuno estará adentrando o signo de Libra. Em 2121, Netuno adentrará o signo do Escorpião.  Em 2127, Plutão deixará o signo de Touro (tendo passado cerca de 32 anos em Touro)  e adentrará o signo de Gêmeos.

Em 2135, Netuno adentrará o signo de Sagitário - marcando sua Oposição a Plutão nos anos de 2140/1/2 - e Urano estará saindo de Libra e adentrando o signo do Escorpião.  O Conhecimento deverá estar passando por grandes transcendências aliadas a metamorfoses e regenerações e tudo isso deverá acontecer através redesenhamentos intensos dos inter-relacionamentos pessoais, sociais e planetários e universais, sem dúvida alguma, levando a todos para um aprofundamento mais intenso, de forma a se aprontarem para o verdadeiro momento da entrada da Era de Aquário. 

Em 2149, Urano já estará em Sagitário, expansivo e levando o conhecimento ao universo, enquanto Netuno estará adentrando o concretizador signo de Capricórnio, concorrendo para que todo esse conhecimento fique bem estruturado; e tudo isso sendo plenamente acionado de forma plural e produtiva e de trocas pessoais, sociais, planetárias e universalizadas através a presença de Plutão no signo de Gêmeos.

Em 2157, Plutão deixará o signo de Gêmeos (tendo passado cerca de 30 anos em Gêmeos) e adentrará o signo de Câncer - possivelmente instaurando uma nova qualidade de ser em termos de enraizamento e de acolhimento dos povos que ainda estarão habitando nosso Planeta e para os povos que estarão já realizando suas vidas alhures, em outros lugares do nosso Sistema Solar.  Em 2162, Netuno adentrará o signo de Aquário seguido de Urano, mais dois anos à frente.  Sendo assim, eu penso que realmente nosso Planeta estará passando a realizar sua Era de Aquário de maneira mais concreta - e esperamos, de maneira a agir verdadeiramente seus conceitos: liberdade, igualdade e fraternidade, tanto dentro do nosso Planeta Natal, nossa Mãe-Gaia, quanto dentro dos lugares ‘filiais’, digamos assim, que estarão acolhendo alguns dos nossos povos.

2176, será o ano em que Netuno adentrará o signo de Peixes e Urano já estará lá transitando desde alguns anos antes e por isso mesmo, estará se aprontando para os novos começos uranianos em Áries a partir do ano de 2178.  Sem dúvida alguma, esse novo encontro dos ciclos de Urano e de Netuno - com Plutão ainda transitando pelo signo maternal e enraizador natal de Câncer -, poderá estar apontando para os novos rumos do Planeta Terra e de suas ‘filiais’ ao longo do nosso Sistema Solar, dentro de novos conceitos aquarianos para bem fundamentar esse começo de Era de Aquário, verdadeiramente.

Em 2183, Plutão adentrará o signo do Leão (tendo passado cerca de 26 anos em Câncer).  Um tantinho mais adiante, em 2189, Netuno estará adentrando o signo dos novos começos, Áries, enquanto Urano já estará concretizando suas raízes dentro do signo de Touro e se aprontando para adentrar o signo de Gêmeos, em 2193.

Ao terminar o Século Vinte e dois, encontraremos Urano adentrando o signo de Câncer, Netuno finalizando o signo de Áries e Plutão, finalizando o signo de Leão. Ísis, a guardiã dos segredos não-revelados, estará finalizando sua passagem por Libra (onde adentrou em 2106) e estará adentrando o signo do Escorpião!  Esperamos que, naquele momento, Ísis (caso já tenha sido descoberta, espero que sim) possa atuar como o arquétipo dos conhecimentos transplutonianos sendo revelados... a todos aqueles que realmente tenham ampliado suas consciências, para tanto.

Sintetizando:

Netuno em Câncer em 1903
Netuno em Leão em 1914
Plutão em Câncer em 1913.
Netuno em Leão em 1917
Netuno em Virgem em 1929. 
Plutão em Leão em 1939/40. 
Netuno em Libra em 1943.
Netuno em Escorpião em 1957
Plutão em Virgem em 1957.
Netuno em Sagitário em 1970. 
Plutão em Libra em 1972.
Netuno em Capricórnio em 1984
Plutão em Escorpião em 1984.
Plutão em Sagitário em 1995
Netuno em Aquário em 1995.
Plutão em Capricórnio em 2008/9
Netuno em Peixes em 2011.
Plutão em Aquário em 2023.
Netuno em Áries em 2025.
Netuno em Touro em 2039
Plutão em Peixes em 2043.
Netuno em Gêmeos em 2051. 
Netuno em Câncer em 2065
Plutão em Áries em 2067
Netuno em Leão em 2079.
Netuno em Virgem em 2093.
Plutão em Touro em 2095
Netuno em Libra em 2107.
Netuno em Escorpião em 2121. 
Plutão em Gêmeos 2127.
Netuno em Sagitário em 2135
Netuno em Capricórnio em 2149
Plutão em Câncer em 2157
Netuno em Aquário em 2162
Netuno em Peixes em 2176
Plutão em Leão em 2183
Netuno em Áries, em 2189

Com um abraço estrelado,
Janine Milward

O homem se orienta pela terra
A terra se orienta pelo céu
O céu se orienta pelo Tao
E o Tao se orienta por sua própria natureza

Lao Tse


Você  nunca está só ou abandonado...
A força que guia as estrelas
guia você também


Srii Srii Anandamurti